Fotógrafo brasileiro torna-se membro da Real Sociedade Entomológica de Londres

gravatar
 · 
August 27, 2023
 · 
3 min read

O fotógrafo e artista brasileiro Anderson Nielsen, entrou para o seleto grupo de membros da Real Sociedade Entomológica de Londres.
Com quase dois séculos de fundação, trata-se de uma organização pela qual já passaram renomados cientistas, como Alfred Russel Wallace e Charles Darwin. Outros nomes históricos também são contados entre os membros, como o imperador Dom Pedro II.
A história da entidade remonta a 1833, quando alguns estudiosos reunidos votaram pela criação de uma sociedade como meio de promoção da entomologia e seus vários ramos. Por ocasião do centenário da sociedade, em 1933, Rei Jorge V concedeu à organização a distinção de acrescentar a palavra “Real” ao título.
A distinta entidade foi fundada com o objetivo de difundir a entomologia e se dedica à divulgação de estudos e informações sobre os insetos, além de atuar como um elo de ligação, favorecendo a comunicação entre entomologistas.
Importantes personalidades científicas brasileiras figuram entre os membros da Sociedade, dentre eles: Oswaldo Cruz, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista; Angelo Moreira da Costa Lima, autor da famosa obra ‘Insetos do Brasil’ e considerado um dos maiores entomologistas do Brasil; Carlos Nobre, cientista climático que estuda a Amazônia e os riscos ocasionados pelo desmatamento.
O fotógrafo Anderson Nielsen, que construiu carreira atuando no Brasil e em vários países da África e Europa, é autor do projeto fotográfico Gigantes pela Natureza, iniciado em 2018 e que conta agora com cerca de 200 imagens no portfólio. São registros fotográficos de insetos raros e exóticos, coletados em diferentes países e preparados pelo próprio artista, em um processo entomológico minucioso.
As obras de Nielsen ganharam notoriedade pela singularidade do tema e pelo olhar artístico refinado, tendo sido expostas em galerias e museus, tanto no Brasil como em cidades da Europa, como Lisboa, Londres e Coimbra.  Além de chamar atenção pelos registros fotográficos contidos em seu projeto artístico, o fotógrafo também é um colecionador de insetos e atua como defensor de importantes temas como a sustentabilidade e do ideal ‘conhecer para preservar’. 
Nielsen foi aceito na Real Sociedade Entomológica de Londres através do processo de aplicação, pelo qual o interessado apresenta sua obra e suas contribuições para o universo dos insetos. O fotógrafo integra agora um seleto grupo, listando seu nome ao lado de grandes personalidades da entomologia brasileira e mundial.

G5DW9F Queen Elizabeth II receives a gift from Professor Sir Richard Southwood, President of the Royal Entomological Society of London at the Ecological Gardens in Regent's Park, London. The Queen, who is the Patron of the Society, presented awards as the Society celebrated the centenary of the granting of the royal charter.
Comments

No Comments.

Leave a replyReply to