Encontro de Gigantes – Anderson Nielsen e Celso Godinho.

gravatar
 · 
August 27, 2023
 · 
3 min read

Fotógrafo Anderson Nielsen encontra-se com Celso Goldinho, renomado entomólogo brasileiro.
Não é novidade que o fotógrafo Anderson Nielsen é um apaixonado pela beleza, contemplando especialmente a natureza e suas particularidades. Isso se prova facilmente pelo trabalho artístico que tem desenvolvido com tanto êxito e expressividade.
Dos caminhos que trilhou, um deles foi se aproximar e aprender mais sobre o mundo dos insetos. E dentre tantos entusiastas e profissionais dedicados à entomologia, um nome chamou sua atenção por seus feitos e realizações: Celso Godinho.
Celso e Anderson compartilham da mesma paixão: os insetos. Paixão esta levada a termo pelo primeiro, a ponto de se tornar autoridade no assunto, alcançando renome internacional. Por isso mesmo, o recente encontro entre os dois foi realmente um ‘encontro de gigantes’.
A Biografia de Celso é extensa e impressionante. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Celso Lima Godinho Júnior possui muitas habilidades e talentos. Foi Arquiteto e atleta, premiado em ambas atividades.  Além disso, esteve à frente de entidades e campanhas sociais, mas foi na entomologia que ele mais se realizou. Inclusive, é sócio fundador e ex-Presidente do Centro Entomológico Brasileiro; participa de campanhas ecológicas, exposições de material e equipamento entomológico, apresentando, também, palestras em escolas e Universidades. Seu trabalho incansável e notório busca conscientizar sobre a importância da Entomologia para a preservação ambiental e para a própria sobrevivência da espécie humana.
Celso Goldinho é o autor do livro Besouros e seu mundo, uma publicação fantástica, que contempla mais de duas décadas de pesquisa e trabalhos na entomologia, inspirados pelas inúmeras viagens e expedições que realizou ao redor do mundo, incluindo países como: Estados Unidos, Itália, Egito, França, Portugal, Alemanha, além de alguns países da África. A obra contém escritos sobre a entomologia e conta com mais de 1.400 ilustrações em cores desenhadas pelo próprio autor.
A reunião entre os dois nomes foi certamente um momento marcante para o artista. Estando em viagem pelo Brasil, Anderson foi convidado para ir ao Rio de Janeiro para este encontro importante e desejado. O convite foi feito através de Lucas Coutinho, que é Biólogo e pupilo de Celso e que, após conhecer o trabalho desenvolvido por Anderson, cuidou para que este encontro acontecesse.

É certo que este contato trouxe muito conhecimento, novas experiências e ideias. 
Além de ter sido uma daquelas oportunidades que um fotógrafo jamais poderia perder, é claro.
E motivado pela raridade e importância da coleção de Celso, Anderson fez belos registros, com exemplares escolhidos a dedo pelo próprio colecionador.

Pelo visto, a paixão de Anderson Nielsen pelo universo rico e inspirador dos insetos continua em expansão e, certamente, novos encontros e novidades virão em breve.

Comments

No Comments.

Leave a replyReply to