Exclusivo e enriquecedor: o Museu do Instituto Biológico de São Paulo é o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil e da América Latina. Trata-se de uma instituição relevante que pretende, entre outros objetivos, difundir a importância da Entomologia. Além disso, deseja desmistificar e aproximar os insetos das pessoas e despertar a consciência ambiental nos diferentes públicos com quem interage.
Em abril deste ano de 2022, o Museu do Instituto Biológico reabriu uma de suas exposições permanentes mais significativas: o Planeta Inseto. A exposição busca, de forma lúdica e interativa, incentivar e promover conhecimentos acerca da importância dos insetos para a vida do planeta e de como eles fazem parte da nossa realidade diária, ainda que a maioria das pessoas não tenha tal percepção.
Notoriamente essa é uma iniciativa valiosa e relevante, por isso mesmo, o artista Anderson Nielsen não poderia ficar indiferente a ela. Defensor do ideal de que só o conhecimento pode levar à preservação, Anderson pôs em prática a ideia de doar uma obra de sua autoria para o acervo do museu. A obra possui mais de um metro de altura e foi alocada em um espaço que é dedicado a expressões artísticas diversas que se conectem ao mundo dos insetos e que agora poderá ser apreciada pelos visitantes do local.
A ideia é colaborar, de forma singela, porém significativa, para a expansão deste entendimento, da importância dos insetos em especial. Uma vez que sua arte possui particularidades capazes de proporcionar novas perspectivas e despertar sentimentos singulares nas pessoas. E isso, definitivamente, é algo que contribui positivamente com a Entomologia, com a conscientização ambiental e com o universo animal como um todo.
Referências:







No Comments.